Cada um de nós, embarcado no trem, deve definir aonde quer chegar até o final. Tanto devemos abraçar com entusiasmo renovado as metas fixadas pela empresa em que trabalhamos como ter planos bem definidos em nossa vida pessoal, na família e na escola. Para isso, cada dia deve ser vivido intensamente. A soma de dias bem vividos determinará o tamanho de nosso sucesso. Conquistas ou fracassos devem apenas servir como conhecimento acumulado e para aumentar nossa determinação de lutar.
Nossas responsabilidades aumentam com o passar do tempo e cada período é extremamente importante para a construção de nosso caráter e de uma vida feliz. Na escola, a dedicação aos estudos, em todos os níveis, é o caminho para conseguirmos sólida formação e os conhecimentos técnicos necessários para obtermos sucesso na profissão escolhida. Da escola devemos levar a consciência de que devemos continuar aprendendo – e no mundo de hoje, diante das constantes mudanças tecnológicas em todas as áreas, isso se tornou uma imperiosa necessidade.
Uma das regras do sucesso é “não desperdiçar nenhuma circunstância favorável e agarrar logo as oportunidades”, nos ensina o mestre Ryuho Okawa, em seu livro As Leis da Invencibilidade. A sabedoria popular expressou muito bem esse conceito no ditado de que o trem não passa duas vezes diante de nós com a mesma carga. “Não há como saber quando uma ocasião favorável irá aparecer, mas as pessoas bem-sucedidas em todas as esferas da vida agarram-nas assim que surgem. Não deixe que as oportunidades de sucesso escapem de suas mãos. O segredo é não ficar indeciso diante de uma chance”, diz mestre Okawa. E ele cita outro ditado. “A deusa do sucesso precisa ser agarrada pela franja da testa, porque ela não tem cabelos suficientes para ser alcançada depois que passa.”
É muito comum as pessoas se arrependerem por não terem percebido um momento oportuno quando ele esteve bem na sua frente. Quem tem percepção mais aguçada é capaz de farejar uma oportunidade antes mesmo que ela se apresente. Outros somente se dão conta de que o trem está de portas abertas em cima da hora. E outros somente percebem anos depois as chances perdidas. Há infindáveis exemplos – estudantes que desdenham o aprendizado de um idioma estrangeiro, vitais no mundo globalizado; universitários que não concluem o curso; trabalhadores com pouca produtividade, alheios ao avanço de sua empresa; executivos com medo de tomar decisões; empresários sem determinação para investir etc.
É importante para cada um de nós não desperdiçar 2018, buscando concretizar objetivos e metas com determinação, sem medos nem desistências diante de eventuais tropeços ou acontecimentos tristes e inesperados. Igual importância tem este ano para as empresas de todos os tamanhos, na expectativa da continuidade da recuperação econômica do país. Há otimismo no ar, mesmo diante dos “nós” na política, da explosão da dívida pública, do aperto orçamentário e da falta de investimentos públicos. É um cenário de sol entre nuvens, mas com um trem de oportunidades passando.
O país como um todo viverá acontecimentos importantes, a começar por um promissor desempenho na Copa do Mundo de futebol e expectativa de renovação a partir das eleições em outubro para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
“Temos que ter coragem de descartar o velho para conquistar o novo”, afirma mestre Okawa. Cada um de nós deve estar consciente de que o trabalho tanto deve servir para ganhar dinheiro (pagar nossas contas e nosso lazer) como para nos dignificar como pessoas humanas que caminham para o mundo celestial – com a construção da felicidade para todos.
Photo by Fabrizio Verrecchia on Unsplash
Do livro As Leis da Invencibilidade - Como Desenvolver uma Mente Estratégica e Gerencial (IRH Press do Brasil), do mestre Ryuho Okawa, fundador da Happy Science – Seus mais de 2.200 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.