No mundo moderno, tudo está em constante crescimento e desenvolvimento. Numa sociedade em evolução, uma das condições para sobreviver é ter como um dos objetivos desenvolver‑se e prosperar. Já na administração de negócios, nada fica sem mudar; nada fica como está. Tudo muda dia a dia; tudo evolui sempre. À exceção daqueles que trabalham sozinhos, todos têm chefes ou subordinados. Se você ocupa uma posição de comando, precisa entender de administração. Se trabalha sob as ordens de outra pessoa, precisa compreender seu modo de pensar.
É fundamental nunca parar de pensar. Os pensamentos têm poder. Nós somos influenciados por aquilo que ocorre à nossa volta, sujeitos a constantes mudanças. Uma companhia está fadada a estagnar, a sair perdedora em relação à concorrência e até acabar fechando se seus administradores, executivos e funcionários não tiverem a consciência de que vivemos numa sociedade em evolução, que exige nova mentalidade gerencial.
As inovações constantes são fundamentais. Os administradores precisam prover o que o mercado exige. Por isso, têm de pensar, apresentar ideias que satisfaçam a essas exigências e sejam adequadas ao propósito do negócio. As ideias também precisam gerar lucro. Cargos que não se traduzem em lucro são logo eliminados. É muito importante que você tenha abundância de ideias e que saiba concentrá-las em seu objetivo. Isso vale também para as pessoas que montam seu próprio negócio e têm em geral um monte de ideias. Para que gerem lucro, é preciso adequá‑las ao propósito específico que se tem em mente.
Photo by Tim Foster on Unsplash
Do livro As Leis da Invencibilidade - Como Desenvolver uma Mente Estratégica e Gerencial (IRH Press do Brasil), do mestre Ryuho Okawa, fundador da Happy Science – Seus mais de 2.200 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares no mundo todo.