A adversidade é dolorosa. A chave para superá-la é não se menosprezar nem permitir que pensamentos negativos tomem conta da nossa mente. É importante fazer um esforço constante e firme para superar as dificuldades. E mesmo que o sucesso não seja alcançado, o destino sempre nos abrirá outras portas. Algumas situações irão se esclarecer ainda durante nossa vida na Terra, outras ficarão ocultas até deixarmos este mundo. O esforço para vencer as adversidades nunca será inútil.

Mesmo no plano estritamente material, a maior parte dos aprendizados da vida não vem do sucesso, mas dos fracassos. Na verdade, algumas das mais ricas sementes de criatividade e progresso estão ocultas nos erros e nas falhas. A maior parte dos sucessos ocorre logo após alguma decepção. Momentos de insucesso permitem eliminar o que não funciona bem. Com isso, reduzimos as chances de passar pela mesma decepção duas vezes.

Toda experiência que não termina em sucesso é uma valiosa oportunidade para aprender, refletir e se aprimorar. Descobriremos por que não fomos capazes de ter sucesso e o que foi que faltou – capacidade, competência, visão do conjunto, ação no momento certo ou circunstâncias particulares. Quanto mais elevados forem nossos ideais e aspirações, maiores as adversidades que teremos de enfrentar e maior o número de erros que estaremos sujeitos a cometer.

Nessa caminhada, o segredo é perguntar sempre: “Que lição eu tiro disso?”. Quando tiver a resposta, o ideal é aplicar o que descobrimos nas nossas próximas tentativas. O grande problema não é errar, mas permanecer no erro. Aliás, somente erra quem tenta, quem trabalha, quem persegue metas.

Do livro Convite à Felicidade - 7 Inspirações do Seu Anjo Interior (IRH Press do Brasil), do mestre Ryuho Okawa, fundador da Happy Science – movimento que apresenta a chave da verdadeira felicidade às pessoas de todos os países, raças e crenças, pregando a criação de um mundo de paz através da inovação espiritual, educacional e política.

Pin It on Pinterest