Sabedoria é conhecer a si mesmo - Ryuho Okawa

Há ainda muitos ignorantes no mundo. Uma pessoa ignorante é aquela que não conhece a si mesmo. Ela não conhece seu verdadeiro eu, mas age como alguém que já sabe de tudo. Digo a vocês que, mesmo que leiam dezenas de milhares de livros, mesmo que viajem pelo mundo inteiro, não serão capazes de discernir a verdadeira natureza do seu ser e, portanto, não poderão ser considerados sábios de verdade.

Não importa quanto conhecimento vocês acumulem, que sejam dicionários ambulantes, e quantos lugares tenham conhecido em suas viagens. Mesmo que tenham percorrido o mundo inteiro, se não conhecerem o próprio coração, se não conhecerem a verdadeira natureza do seu ser não poderão ser considerados sábios de verdade.

Por outro lado, aqueles que, mesmo sem muitos conhecimentos e experiência, conhecerem a própria mente, souberem controlar bem o próprio coração e tiverem alcançado a iluminação pelo autoconhecimento, estes, sim, poderão ser considerados pessoas sábias. O importante é aprender a governar a si mesmos. Se vocês não se conhecerem e não conseguirem controlar sua mente, nunca poderão ser considerados sábios.

Há ainda outro tipo de pessoas ignorantes, que se alegram em criar confusão e causar perturbação ao próximo. São ignorantes os que lançam veneno no coração das pessoas, inventando mentiras e espalhando boatos. Ao levar adiante essas ações, nunca terão a verdadeira paz de espírito.

Photo by Yoann Boyer on Unsplash

Do livro O Renascimento de Buda - A Sabedoria para Transformar Sua Vida (IRH Press do Brasil), do mestre Ryuho Okawa, fundador da Happy Science – movimento que apresenta a chave da verdadeira felicidade às pessoas de todos os países, raças e crenças, pregando a criação de um mundo de paz através da inovação espiritual, educacional e política.

Pin It on Pinterest