Seja uma pessoa alegre o ano inteiro - Ryuho Okawa

Uma pessoa alegre e otimista tem o poder de tornar sua vida mais leve e mais feliz. Também consegue contaminar para melhor sua família, seus amigos e seu ambiente de trabalho. A verdadeira alegria não é feita de momentos nem das festas que acontecem uma vez a cada ano. É a que nasce dentro de um coração bondoso e de uma mente que cultiva pensamentos positivos. São qualidades que aparecem estampadas no rosto das pessoas que sempre procuram fazer a felicidade dos outros. O mundo seria melhor, mais justo e menos violento se mais pessoas fossem assim.

Em geral, as pessoas otimistas e alegres não deixam transparecer suas dificuldades, suas angústias e ansiedades, inerentes à condição de seres humanos. Elas conseguem encontrar dentro de si uma força especial e sentir em seu coração o poder transformador do amor de Deus. Conseguem se alimentar constantemente da árvore da felicidade plantada em seu coração.

Tenha como meta não ficar um dia sequer sem sorrir, buscando a cada hora, a cada minuto e a cada segundo descobrir o motivo de estar triste e de cara fechada. Se a angústia for causada por um problema de verdade, como uma doença grave, dificuldades em família, incompreensões no trabalho, falta de dinheiro ou desilusões amorosas, o primeiro passo é não se desesperar. O segundo é buscar ajuda e aconselhamento, com uma boa dose de fé e a consciência de que sempre existe uma saída. Saiba que você não é o único a enfrentar tempestades e que o sol, com absoluta certeza, brilha todas as manhãs. Isso o ajudará a se manter sereno e a buscar as melhores soluções.

Todos os dias são preciosos para a construção de uma vida feliz. “Muitas pessoas passam os dias remoendo algum tipo de preocupação ou dor emocional, e o modo como lidam com essas dificuldades afetará sua vida inteira. Em outras palavras, as pessoas que têm um nível mais alto de consciência podem ceifar as preocupações e os sofrimentos com um único golpe”, diz o mestre Ryuho Okawa em A Mente Inabalável. “Se você se dedica ao refinamento espiritual dia após dia e mantém a mente serena, não será afetado demais, não importa o que ocorra. Dessa maneira, conseguirá viver a vida com tranquilidade.”

Um dos caminhos para nos mantermos serenos é estancar os pensamentos negativos e alimentar nossa vida com pensamentos positivos. É como tirar um velho prego de uma tábua, martelando outro reluzente em seu lugar. Outro caminho é a prática diária da meditação. Na reflexão para a busca da paz interior, você se tornará mais forte. “Quando a vida atirar uma pedra no meio do seu lago interior, você terá o poder de acalmar as ondas que se formarem”, afirma o mestre Okawa em outro de seus livros, O Milagre da Meditação, recém-lançado no Brasil. Livrar-se de eventuais mágoas e praticar o perdão são atitudes fundamentais na construção de nossa felicidade.

“O ressentimento é um estado mental que gera muita infelicidade”. Ele afeta o diálogo com as pessoas que nos cercam – em família, no trabalho, na escola, com os amigos. Se você não consegue perdoar ou pedir perdão, inevitavelmente passará horas e até dias de cara amarrada, contaminando o ambiente em que vive e trabalha. Enquanto o sorriso e o otimismo constroem e fazem as pessoas trabalhar com mais entusiasmo e mais produtividade, o ressentimento destrói e envenena as relações humanas.

Por último, e não menos importante do que cultivar a paz interior, é expressá-la num sorriso. É a alegria que nasce das atitudes e ações que fazem os outros felizes. Trabalhar para que outras pessoas superem dificuldades e tenham uma vida digna é acumular um valioso tesouro espiritual. Não negue um favor a quem precisa, não deixe de estender a mão a quem pede ajuda, não recuse uma conversa ou um conselho a quem vive angustiado.

Saia de seu casulo, de sua rotina e dedique parte de seu tempo a ações sociais. Você logo perceberá que ao ajudar na construção da dignidade do outro estará construindo a própria felicidade. Sua alegria será mais profunda e seu sorriso, mais bonito.

Photo by rawpixel.com on Unsplash

Do livro O Milagre da Meditação(IRH Press do Brasil), do mestre Ryuho Okawa, fundador da Happy Science – movimento que apresenta a chave da verdadeira felicidade às pessoas de todos os países, raças e crenças, pregando a criação de um mundo de paz através da inovação espiritual, educacional e política.

Pin It on Pinterest